Deus na sua infinita bondade, selando o movimento do TLC como obra do Espírito Santo, dá a mais clara e fiel demonstração de que realmente este trabalho com a juventude é inspirado por Ele: São aproximadamente 49 anos de história e atuação.
Ao longo da trajetória do TLC é possível encontrar com os telecistas, ouvir suas inúmeras histórias, as quais marcam tempo e época, e pelas quais podemos ver o TLC presente e atuante.
Ao olhar para história do movimento é possível compreender o quão somos amados por Deus e como ficamos encantados ao ver a Sua mão a nos tocar e o Seu Espírito de amor nos envolver.
Em 1964 chega ao Brasil Pe. Haroldo J. Rahm (SJ) vindo de El Paso, Texas, onde já trabalhava com os Cursilhos de Cristandade. Ao chegar ao Brasil, participou do 40° Cursilho realizado em Campinas, S. Paulo. A partir deste encontro, Por volta de 1967, Pe. Haroldo junto com um grupo de leigos (jovens e adultos) decide criar uma espécie de Cursilho para jovens.
A partir da sua criação, o TLC se espalhou rapidamente por todo o Brasil. Pe. Haroldo e todo o grupo eram frequentemente convidados a participar de TLCs do Amazonas ao Rio Grande do Sul e de diversas outras cidades de todo Brasil.
O T.L.C. pretende responder ao convite de Cristo, analisando honestamente a atual vontade do Pai de Bondade que se nos manifesta concretamente pelas moções internas da graça; pela direção do magistério da Igreja; pelos múltiplos exemplos de nossos irmãos; pelas exigências, quer de nosso trabalho apostólico, quer de nossa vida em conjunto; pelos acontecimentos de nossa própria vida e pelas necessidades espirituais e materiais de nosso tempo.
Enfim, nesse movimento que se chama Treinamento de Liderança Cristã, adultos e jovens se reúnem, para buscar a vontade divina e acertar com ela. Não há dúvida que é isso que lhes dá muito gozo espiritual, força de alma e fecundidade em seu apostolado.
Do encontro é que surge a família que se chama T.L.C. Os adultos dão a sua experiência e amor; os jovens dão a sua força, a sua energia, a sua vontade. Numa época mais conservadora, os adultos já estiveram onde estão os jovens de hoje. Agora, como na primeira comunidade de Jerusalém (Atos 2,42-47), tanto os jovens como os adultos dão o que têm e, daí, perseverar unido, serem bem vistos por todo o povo e, o seu número, aumentar dia a dia.
O trabalho desenvolvido com a juventude do TLC ocorre diretamente em suas paróquias, é preciso que o jovem que faz o curso seja posteriormente engajado ao trabalho pastoral em sua paróquia. O movimento procura formar jovens que dirão autenticamente, como São Paulo: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim" (Gál 2,20).
Nenhuma ação que os jovens do T.L.C. pretendam deve estar desprovida da Espiritualidade que permeia a proposta do “ser telecista”. Entretanto, como o avanço espiritual é obra da graça divina; é necessário que cada jovem se disponha, com oração humilde, a alcançar essa graça e, em todas as suas ações, corresponda aos apelos do Espírito Santo.
A formação espiritual do jovem, portanto, deverá ser um aumento de fé, esperança e caridade, para que siga mais de perto a Cristo, seu grande Amigo, e se conforme mais intimamente com Ele, segundo a graça recebida no T.L.C. Não devemos esquecer que, como todos nós, o telecista, não obstante chamado à perfeição da caridade é pecador, e seu seguimento a Cristo consistirá numa conversão diária e progressiva a Ele.